sábado, 30 de julho de 2011

Projeto social busca parcerias

Instituto Terra e Mar
CNPJ:12.570.525/0001-41
Endereço: Rodovia Rio Santos km 569 , bairro Corumbê, CEP: 23.970-000
Responsável: Marcela Lopes Couto Christo
CPF: 094.057.707-05
RG: 20042.988-4 DIC
Tel. Cel.: (24) 9857-3806 (21)8104-9588
E-mail: marcelalchristo@terra.com.br

APRESENTAÇÃO

O Instituto Terra e Mar (ITEMA) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos. Fundado no município de Paraty (RJ), no dia 07 de junho de 2010, atenderá, conforme seu estatuto social, crianças de 06 a 12 anos em situação de risco ou não, trabalhando para resgatar sua cidadania e auto-estima, através de investimentos em projetos sócio-culturais.

Projeto Fazendo Acontecer

Resumo:

Nossa Instituição pretende oferecer oficinas de arte, aulas de reforço, literatura e jardinagem, culinária, aulas de música e dança, atividades esportivas, noções básicas sobre navegação e ensino à prática de velejar. Nosso trabalho é baseado em teorias construtivistas de aprendizagem (no sentido de que o indivíduo constrói seu próprio conhecimento na interação com o meio), onde as crianças aprendem a partir de suas próprias experiências. Dessa forma, nos esforçamos para alcançar uma real melhoria na qualidade de vida das mesmas, buscando tirá-las da faixa de exclusão social em que se encontram. Paralelamente, teremos o atendimento à família, que será realizado por orientadoras educacionais e assistentes sociais. O aluno terá acompanhamento na freqüência e manutenção da média escolar, para tanto, serão oferecidas aulas de reforço, enfatizando-se as disciplinas: português e matemática. Esperamos, com isso, diminuir a crescente evasão escolar.

Justificativas

A população do Corumbê, bairro situado na cidade de Paraty-RJ, apresenta uma carência de estrutura familiar que ampare as crianças fora do período escolar, mesmo no período escolar, a única escola que atende esta comunidade se encontra a uma distância de 5 Km.

Nossa preocupação é afastar as crianças da rua através de um espaço que possa acolhe-las (faixa etária:06 a 12 anos) e promover atividades pedagógicas e culturais para ocupar seu tempo de ócio.

O bairro apresenta carência de recursos e políticas públicas que favoreçam crianças e adolescentes. Faz-se necessária, portanto, a implantação de projetos sócio-culturais que supram tal necessidade.

Um dos principais motivos para o surgimento desse projeto foi a constatação da falta de um espaço quepromova a oportunidade de acolher essas crianças com atividades lúdicas e pedagógicas em seu horário ocioso.

Objetivos

Responder concretamente a necessidade de múltiplos desafios dos jovens e despertar o seu interesse pelo mar, leitura, esporte, arte, música e jardinagem. Trabalhar preventivamente, e com compromisso, para o fortalecimento moral desses jovens, através de práticas culturais que funcionarão como complementação da ação educativareduzindo como conseqüência a ociosidade juvenil na localidade.

O objetivo principal de nossa OSCIP(Organização da Sociedade Civil de InteressePúblico) é criar
oportunidades para o desenvolvimento pessoal dessas crianças, valorizando sua identidade, cidadania e autoestima, facilitando assim, a identificação de suas potencialidades e colaborando para retirá-las da situação de risco social.

Nossa instituição atenderá crianças de 06 a 12 anos residentes no bairro do Corumbê e buscará a
participação de suas famílias, tornando-as sujeito ativo na formação e educação das mesmas.

Objetivos específicos

Atividades desenvolvidas:

Biblioteca: espaço onde se realizarão as oficinas de leitura e as atividades dos contadores de histórias.
Oficinas de Esportes: aulas de futebol, vôlei, capoeira.
Oficina de Artes: aulas de música e dança.
Oficina de Artesanato: uso de sucata e matérias primas.
Oficina de Jardinagem
Introdução marítima com aula de vela , navegação e marinharia
Reforço escolar

Cronograma:

O Instituto Terra e Mar (ITEMA) é um projeto de duração indeterminada, voltado para crianças de 06 a 12 anos, com atividades disponíveis de segunda a sexta-feira em horário comercial para toda a comunidade.

A proposta é ocupar o tempo ocioso das crianças com atividades lúdicas e pedagógicas pautadas na prática esportiva, artística e pedagógica.

Para tanto será oferecido um reforço escolar organizado em 2 (duas) turmas de 30 (trinta) alunos por turno (matutino e vespertino). As crianças serão encaminhadas às atividades de acordo com sua faixa etária e seus interesses. Além disso, serão oferecidos, diariamente, lanches planejados por uma nutricionista.

Avaliação (indicadores e instrumentos de acompanhamento):

Teremos painéis indicadores sobre rendimento da equipe, dos alunos em aula e sua freqüência.

Periodicamente serão realizadas exposições com trabalhos produzidos pelas crianças, relatórios e reuniões de avaliação com toda equipe.

As reuniões serão o espaço de discussão das situações decorrentes do convívio entre profissionais e alunos. Serão disponibilizados questionários de avaliação ao término de cada bimestre letivo para que a equipe possa acompanhar o desdobramento dos resultados das reuniões.

Recursos Físicos:

Uma casa (provida de acessibilidade) com 15 cômodos: 4 salas, 5 banheiros, 1 consultório, 1 diretoria, 2 dispensas, 1 cozinha, 1 refeitório e área externa de aproximadamente 150 m ².com quadra poliesportiva.

Recursos Humanos:

Equipe técnica: Contador, Coordenador Pedagógico, Assistente Social, Nutricionista, Cozinheiro, Faxineiro, Estagiários de curso de formação de professores, Professor de Educação Física, Professor de Artes, Professor de Música e Técnico de Enfermagem.

Custo mensal do projeto

Itens de despesas totais

Recursos Materiais :500,00
Recursos Humanos: 5.700,00
Outras despesas
Alimentação: 1.400,00
Luz/água/telefone: 400,00
Passagem: 96,00
Custo mensal do projeto:8.546

Período abrangido pelo projeto : indeterminado

Conta para doações:

:Instituto Terra e Mar
Bradesco
Ag:1645-4
Conta:16488-7
CNPJ:12570525/0001-41
--------------------------------------------------------------
Marcela Lopes Couto Christo


.........................................


SEJA TAMBÉM PARCEIRO DE NOSSA COLÔNIA DE FÉRIAS:


Para manter a Colônia de Férias, o Instituto precisa de doações em dinheiro ou em gêneros, perecíveis ou não, para o sustento diário de 60 crianças, em dois períodos.

O contato para essas doações é D.Marcela Christo, gerente do projeto, pelos telefones 24 9857-3806 e 21 8104-9588 ou pelo email marcelalchristo@terra.com.br

Conheça o trabalho do Inatituto Terra e Mar visitando a sede da entidade, na Estrada do Alto da Barra do Corumbê, entrada pelo Km 565, subida próxima à primeira lombada, em frente ao Café da Barra, no Bairro da Barra do Corumbê, em Paraty.



Nenhum comentário:

Postar um comentário